segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cuidado com estes parâmetros no Oracle 11g

Para você que está migrando agora para o Oracle 11g, segue uma lista com alguns parâmetros que me causaram surpresas desagradáveis. Claro, o correto seria ter lido a documentação completa e o "Upgrade Guide" da nova versão, mas eu não tive tempo e duvido que você tenha, então vamos lá:
_
1. SEC_CASE_SENSITIVE_LOGON { TRUE | FALSE }
_
Este parâmetro torna "case sensitive" as senhas do Oracle, ou seja, passa a haver diferenciação de letras maiúsculas e minúsculas. Como o valor padrão é "TRUE", quaisquer sistemas ou interfaces que não façam esta diferenciação podem parar de funcionar por conta de erro na autenticação. Para evitar isso, ou para contornar o problema até que os sistemas sejam adaptados, altere o valor do parâmetro para FALSE.
_
2. JOB_QUEUE_PROCESSES { Integer }
_
Este parâmetro limita o número de jobs que podem executar simultaneamente. Jobs são processos agendados para execução imediata ou posterior, através das packages DBMS_JOB ou DBMS_SCHEDULER. Como muitas vezes os jobs são utilizados para execução de um grande número de tarefas em lote, é importante que este parâmetro seja definido com um número razoável para o ambiente. O problema é que o valor padrão no Oracle 10g era "10", mas passou para "1000" na versão 11g. "10" é um número de processos que a maioria dos servidores pode suportar, mas "1000" é coisa para uma Exadata. Ao migrar para 11g, configure este parâmetro de acordo com a capacidade do seu ambiente.
_
3. _PARTITION_LARGE_EXTENTS { TRUE | FALSE }
_
Quando este parâmetro está com o valor "TRUE", que é o padrão no 11g, quaisquer novas partições são criadas com tamanho de 8 MB, enquanto na versão anterior este valor era de 64 kB. Em sistemas com muitas tabelas particionadas, esta diferença pode causar uma ocupação de disco muito maior no 11g do que na versão anterior, sem razão aparente. Para evitar este problema, configure o parâmetro com o valor "FALSE", pelo menos durante a criação das partições.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário